sábado, 14 de janeiro de 2012

Uma Aberração Chamada “Big Brother Brasil”

"A Televisão me deixou burro, muito burro demais. Agora todas coisas que eu penso me parecem iguais."(Titãs)
 
Uma Aberração Chamada
“Big Brother Brasil”
 
     Por Alexandre Pimentel
(27 de março de 2007)
            
A televisão brasileira, em especial a TV Globo , tem lançado ótimas produções. São filmes, documentários, informações online e até novelas com conteúdo e responsabilidade social. Em 2007, quando pela primeira vez enviei este artigo sobre os Big Brother, não havia outros realty shows como “A Fazenda”, que figuram entre as piores coisas que o telespectador pode receber.

  Como formador de opinião, há algum tempo escrevo sobre essas anomalias da televisão brasileira, alertando para que tenhamos muito cuidado.

            Cultivo a consciência que absurdos como esse são resultados de uma organização social espúria que gera um sistema de comunicação baseado na pseudo liberdade. É o mesmo sistema que permite fábricas de cigarros, bebidas alcoólicas, remédios desnecessários, carnes geradas em torturas, vendas de armas e eleições bizarras onde a base é obrigada a eleger o topo da pirâmide.

            O Brasil gasta mais de 8 milhões de reais há cada “paredão” do Big Brother. Paga para ser condicionado, psicologizado e continuar acreditando que os hábitos, atitudes e comportamentos daqueles seres são os “normais” para a vida humana.

            Há também os que pagam altos preços para assistirem a pior das novelas via Internet, observando as riquezas de detalhes dos comportamentos esdrúxulos.

            O BBB diariamente serve como retroalimentação da mais contaminada visão de mundo. Esta visão é a base da violência, da miséria e da dor humana. É a visão da “curtição” inconseqüente,  da utilização irresponsável de recursos, do ter sem o ser, do egoísmo arraigado, do glamour exibicionista e da mais negativa forma de resolver problemas.

Se seu filho ou filha assiste diariamente essa macabra seção de “reality show” , independente da educação que você ofereça, invariavelmente tenderá a gritar, tramar pelos cantos, enganar com falsa simpatia , ludibriar com palavras, comover com emoções e a comportar-se à luz do ter em detrimento do ser. A vida imita a falsa “arte”.

Dessa forma, o BBB constitui-se num perigo cultural que deveria ser imediatamente proibido, não pela censura, mas pelas poucas reais autoridades governamentais que não tenham perdido o senso de  ridículo.
 
Enquanto isso, Pedro Bial, fala de “nossos heróis” cada vez que adentra “a casa” ou a “nave BBB”. Ele fala com um entusiasmo tal que a mais consciente das criaturas, se não conhecesse a aberração chamada BBB, acreditaria tratar-se de algo sério.  

Da mesma forma que o público, com suposto poder de escolha, “derruba” os participantes indesejados no BBB, assim escolhe seus governantes, ou seja, com base em tititis de campanhas onde se sobressaem primeiro os endinheirados que dominam pelo poder econômico, segundo os demagogos conscientes de suas impotências e, terceiro, os demagogos inconscientes que fazem suas promessas com a mesma boa vontade que superlota o inferno.

A Rede Globo, como já disse e não podemos negar, tem oferecido ao país muitos bons programas, mas infelizmente também necessita destes artifícios espúrios para tocar as pessoas menos avisadas e ganhar dinheiro em cima da miséria comportamental.

Finalizo uma reflexão deveras pesada, mas que não deixei de fazer porque também penso em meus filhos. Não desejo que eles sejam seres humanos de segunda  mão, crianças de shoppin g movidas a cocacola, pessoas desprovidas de filosofia e espiritualidade, crianças de shopping, mauricinhos ou patricinhas como os BBB.

Segue abaixo um comentário semelhante, feito pelo José Neumanni Pinto, da rádio Jovem Pan. Aliás, esta rádio é uma das primeiras a chamarem os BBB após os três meses de lavagem cerebral que passam na TV. Não concordo com o Neumanni no global de seu comentário mas há muitas coisas muito interessantes que recomendo que vocês não deixem de ler.

            Fica aqui a esperança de dias melhores. Que possamos, mesmo em meio aos escombros de uma sociedade decadente, recuperar a capacidade de amar, sentir, pensar e sresolcver problemas de forma madura. Que não sejamos seres apenas econômicos mas profundamente ecológicos e humanitários. Reaprendamos a comer, cozinhar, plantar, educar e proteger com alegria. Mergulhemos também nas doces e genuínas lições dos Mestres da Sabedoria Eterna como Jesus, São Francisco, Sidharta Gautama e Pitágoras. Essas lições são mapas certeiros para a realização da suprema aventura que é o bem incondicional.

Não deixemos que bobagens como BBB e outras poluições vídeo-sonoras-ambientais semelhantes degradem nossas existências, mesmo que pareçam normais para nossa época! 
            
            Há braços fraternos,!
            
Alexandre Pimentel      

Nenhum comentário:

Postar um comentário